Bactérias endosporogênicas e sua utilização na agricultura

Algumas estirpes de bactérias benéficas a plantas produzem endósporos. Dentre essas bactérias destaca-se o gênero Bacillus, pois muitos representantes do gênero produzem endósporos durante seu ciclo de vida.

Mas o que são endósporos?

Endósporos são tidos como as estruturas biológicas de maior resistência a fatores químicos e físicos. Por tanto, endósporos são considerados estruturas de resistência produzidas por bactérias. Bactérias produtoras de endósporos podem sobreviver a fatores adversos do ambiente, como a dessecação e a radiação ultravioleta.

Quando os endósporos são produzidos?

As bactérias iniciam o processo de endosporogênese quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis. Por exemplo, quando há limitação na disponibilidade de nutrientes, ou mesmo quando há um acúmulo de substâncias tóxicas. Em um ambiente fechado, as condições desfavoráveis a multiplicação é alcançada na fase estacionária do crescimento bacteriano. Tal fase é caracterizada pelo acúmulo de substâncias tóxicas oriundas do metabolismo bacteriano e esgotamento do substrato de crescimento.

Para aumentar a vida de prateleira dos produtos biológicos, à base de Bacillus, as empresas utilizam em suas formulações bactérias na forma de endósporos.

 

Mas, durante a multiplicação on farm é sempre necessário induzir a endosporogênese?

Recordando, que na multiplicação on farm o produtor multiplica a bactéria de interesse e, logo em seguida, a utiliza, não requerendo muito tempo de armazenamento. Voltando a pergunta, a resposta é NÃO! A produção dos cristais Cry por Bacillus thuringiensis é relacionado com a endosporogênese. Então, para essa espécie deve-se induzir a produção de endósporos. Entretanto, para as outras espécies de Bacillus, como B. subtilis e B. pumilus, não há necessidade de induzir a endosporogênese na produção on farm. Pelo contrário, a aplicação de células vegetativas, talvez, seja mais eficiente do que a aplicação de endósporos. Pois, as células vegetativas estão expressando de imediato todo seu potencial genético, para promover a sanidade vegetal. Por outro lado, a aplicação de endósporo requer a germinação antes de que sejam expressos os gens bacteriano.

Com a Tecnologia Multibacter® de multiplicação de bactérias na propriedade rural, o agricultor pode produzir tanto endósporos quanto células vegetativas de espécies de Bacillus benéficas às plantas.

Hélvio Ferraz
Dr. Bacteriologia de Plantas

Bacillus aryabhattai crescimento planta

Figura 1. Células vegetativas e endósporos de Bacillus thuringiensis

Bacillus aryabhattai crescimento planta

Figura 2. Efeito da produção de endósporos por espécies de Bacillus × Benefício proporcionado às culturas agrícolas

31/10/2019

Ganhe 10%
Preencha o formulário abaixo para ganhar !