Disponibilização de nutrientes por rizobactérias

O que são rizobactérias? Rizobactérias são bactérias que habitam a região de influência das raízes; alimentando, saprofiticamente, de exsudatos radiculares e/ou da matéria orgânica. A região rizosférica varia de 1 a 3 mm em torno das raízes. Algumas rizobactérias podem atuar como promotora de crescimento de plantas (RPCP). Para atuar como promotora de crescimento a rizobactérias deve ser capaz de colonizar e multiplicar na rizosfera.

            Vários são os mecanismos pela qual uma RPCP pode atuar promovendo o crescimento vegetal. Porém, tais mecanismos podem ser divididos em diretos e indiretos. Direto é quando a RPCP produz um metabólito ou composto que estimula o desenvolvimento da planta, ou facilita a aquisição de certos nutrientes do ambiente. Por exemplo, RPCP podem produzir substâncias análogas a fitormônios, solubilização de fosfato e fixação de nitrogênio. Indireto é quando a RPCP produz substâncias antimicrobianas, compete por espaço e nutrientes com patógenos do solo, ou mesmo induzindo resistência sistêmica. Plantas livres do ataque de patógenos não precisam direcionar sua energia para conter infecções. Lavouras tratadas com RPCP, utilizando a tecnologia Multibacter®, possuem maior atividade microbiana e são mais produtivas.

RIZOBACTÉRIAS

Figura 1. Rizobactérias promotoras de crescimento em plantas. A- Colonização do sistema radicular; B- Solubilização de fosfato inorgânico e C- Soja inoculada com rizobactéria promotora de crescimento de plantas (RPCP), multiplicada utilizando a tecnologia Multibacter, e o Controle, plantas que não receberam RPCP.

20/09/2019

Preencha o formulário abaixo para ganhar !