Fatores que influenciam o controle biológico: (ii) condições ambientais

A eficiência do controle biológico exercida por bactérias depende de vários fatores, como: (i) seleção de antagonistas/bactérias eficientes; (ii) condições ambientais favoráveis, (iii) intervalo entre as aplicações, (iv) qualidade do meio de cultura, (v) concentração bacteriana, dentre outros fatores.

Na postagem anterior, foi abordada a importância da seleção de bactérias benéficas a plantas para o sucesso do controle biológico. Outro aspecto importante, para a eficácia do controle biológico, são as condições ambientais. Em condições ambientais adversas, como baixa umidade e alta radiação solar, o efeito benéfico proporcionado por bactérias pode não ser alcançado de modo satisfatório. Pois, tais condições ambientais podem ser deletérias as atividades bacterianas.

As células bacterianas são muito sensíveis a dessecação e a radiação ultravioleta. Como uma alternativa de escape, a tais condições ambientais adversas, as bactérias que habitam o filoplano procuram por locais mais protegidos nas plantas, como a base de tricomas e nervuras, e também, a parte abaxial das folhas.

Para se protegerem de condições ambientais desfavoráveis, algumas espécies bacterianas produzem endósporos.

Mas o que são endósporos?

São estruturas de resistências produzidas por certas bactérias, como os Bacillus spp. Endósporos são tidos como as estruturas biológicas de maior resistência a fatores químicos e físicos. Dessa maneira, bactérias produtoras de endósporos aumentariam suas chances de sobrevivência na superfície de plantas se comparadas às bactérias não endosporogênicas.

Qual a melhor hora do dia para a aplicação de bactérias nas lavouras?

Sempre que possível, é recomendável aplicar os multiplicados bacterianos no final da tarde, à noite ou em qualquer horário em dias nublados. Porque em tais condições, há menor dessecação e incidência de luz ultravioleta sob as células bacterianas. Quanto maior for o intervalo entre a aplicação da bactéria e o surgimento das condições ambientais desfavoráveis, maiores são as chance das mesmas encontram locais mais adequados na planta para sua sobrevivência.

Já que Bacillus spp. produzem endósporos, pode-se aplicá-los nas lavouras em qualquer horário do dia?

Mesmo para as espécies de Bacillus é melhor aplicar nas condições de menor radiação de luz ultravioleta, ou seja, final da tarde, à noite ou em dias nublados. Pois, na multiplicação on farm um percentual das células bacterianas está na forma vegetativa, não endosporogênicas, sendo sensíveis a morte por dessecação e radiação solar.

 

Hélvio Ferraz
Dr. Bacteriologia de Plantas

 

Referências Bibliográficas:

Ferraz H.G.M. (2012). Rizobactérias e ácido jasmônico no controle de doenças do tomateiro (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Viçosa).

Ferraz H.G.M., Resende R.S., Moreira P.C., Silveira P.R., Milagres E.A., Oliveira J.R., & Rodrigues F.A. (2015). Antagonistic rhizobacteria and jasmonic acid induce resistance against tomato bacterial spot. Bragantia 74:417-427.

20/02/2020

Ganhe 10%
Preencha o formulário abaixo para ganhar !