Fixação de nitrogênio por bactérias diazotróficas

Diazotrofismo é a capacidade de algumas bactérias, como Bradyrhizobium e Azospirillum, de fixaram nitrogênio molecular (N2). O nitrogênio é o nutriente mais utilizado, mais extraído e mais exportado pelas culturas. Também é o nutriente de obtenção mais cara e com maior potencial de causar problemas ambientais. Quando a adubação nitrogenada é ministrada inadequadamente pode ocorrer a contaminação da água, tornando-a imprópria para o consumo humano e de animais. A morte de peixes em águas contaminadas com nitrato causa grande alarde na população. Isso acontece porque altas concentrações de nitrato proporciona o surgimento de algas e aguapés que consomem o oxigênio dissolvido na água, processo esse conhecido com eutrofização.

A utilização de bactérias diazotróficas é uma importante ferramenta, para auxiliar os produtores, na redução dos custos com adubação mineral e minimizar os impactos ambientais causados pela eutrofização. Pois, o nitrogênio fixado biologicamente é prontamente absorvido pelas plantas, não ocorrendo a lixiviação para o lençol freático e mananciais. Espécies de Bradyrhizobium se associam de forma simbiótica com raízes de leguminosas, formando nódulos que fixam N2. Azospirillum spp. fixa o N2 de maneira assimbiótica, principalmente em áreas cultivadas com gramíneas, sem que ocorrera a formação de nódulos. Tais bactérias além de fixarem biologicamente o nitrogênio, produzem hormônios vegetais como ácido indolacético (AIA) e citocinina que promovem o crescimento vegetal. O meio de cultura Multibacter® possui todos os nutrientes necessários para a multiplicação on farm de bactérias diazotróficas.

Como resultado da aplicação inundativa de bactérias diazotróficas nas culturas agronômicas, têm-se plantas nutricionalmente equilibradas, mais produtivas e mais resistentes ao ataque de pragas e patógenos.

Hélvio G M Ferraz
Dr. Bacteriologia de Plantas

Bacillus aryabhattai crescimento planta

Figura 1. Promoção de crescimento de plantas por bactérias diazotróficas.

17/10/2019

Ganhe 10%
Preencha o formulário abaixo para ganhar !