Indução de resistência em plantas por bactérias

Bactérias benéficas a plantas podem atuar de duas maneiras para conter infecções causadas por pragas e patógenos: (i) diretamente sobre a praga: culminando na produção de enzimas líticas, substâncias antimicrobianas, competição por espaço e nutrientes; e/ou (ii) indiretamente: induzindo resistência sistêmica em plantas.

Mas afinal, o que é resistência sistêmica?

Microrganismos, notadamente bactérias, podem ativar mecanismos latentes de defesa em plantas. Uma vez que o sistema de defesa da planta é ativado, os genes de defesa são expressos, ocorrendo uma supressão do processo infeccioso. Mas o controle propriamente dito, não é devido à ação direta de fatores antimicrobianos, mas sim, na capacidade do indutor em sensibilizar a planta, e esta ser capaz de ativar mecanismos de defesa estruturais e bioquímicos latentes em resposta ao ataque de uma praga em potencial.

A resistência é dita sistêmica porque independentemente do local de aplicação do agente indutor, todos os órgãos da planta ficam protegidos contra as pragas. Em alguns casos, a planta cuja resistência foi induzida fica protegida a inúmeras pragas e doenças bióticas e abióticas, tal característica é conhecida como resistência múltipla. Por exemplo, em um trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa, plantas de tomateiro tratadas com células de Bacillus cereus (UFV101) tiveram a resistência sistêmica ativada e foram mais resistentes a murcha do tomateiro, crestamento bacteriano do tomateiro e a pinta preta.

Quais as vantagens da indução de resistência?

Quando a planta está com seu sistema de defesa ativo, há uma maior rapidez na produção de substâncias tóxicas às pragas agrícolas. Consequentemente, a própria planta é capaz de impedir o progresso da doença, ou então, menos pesticidas serão necessários para manter a sanidade das lavouras. A indução de resistência sistêmica e o melhoramento genético de plantas estão entre as maneiras mais eficazes de controlar pragas agrícolas. Contribuindo para uma agricultura sustentável, que respeita o meio ambiente, gera menos impactos ambientais e produz alimentos mais saudáveis.

Em total consonância com a agricultura sustentável, a Agrobiológica Soluções Naturais® investe em Tecnologias e Inovações. Como a Tecnologia Multibacter® que permite a multiplicação de bactérias indutoras de resistência em plantas. Tal tecnologia permite a multiplicação de maneira rápida e eficiente de bactérias que induzem resistência em plantas contra importantes pragas e patógenos agrícolas. 

Hélvio Ferraz
Dr. Bacteriologia de Plantas

18/12/2019

Ganhe 10%
Preencha o formulário abaixo para ganhar !