Multiplicação de bactérias on farm: uma revolução no controle de enfermidades em plantas

Estamos vivenciando uma nova era no controle biológico de pragas e doenças na agricultura. Até bem pouco tempo atrás, o controle biológico utilizando bactérias era restrito ao meio acadêmico, ou em alguns poucos casos, utilizado em lavouras comerciais. Uma vez que os produtos biológicos disponíveis no mercado, custavam igual ou eram mais caros que os pesticidas convencionais. Até esse ponto, haveria poucos motivos para o produtor deixar de usar os pesticidas convencionais. Pois, apesar dos benefícios proporcionados pelo controle biológico: menor contaminação do ambiente, redução dos resíduos nos produtos agrícolas, menor impacto em microrganismos benéficos, dentre outros. Continuava ser muito mais prático e econômico, para o produtor, utilizar os pesticidas químicos.

O panorama começou a ser redesenhado em meados do ano de 2012. Neste ano, ocorreu um surto de Helicoverpa armigera em várias culturas, como: soja, milho e algodão. Os inseticidas químicos existentes já não eram eficientes no controle da praga e os produtos comerciais, à base de Bacillus thuringiensis, eram muito caros. Os produtos rurais queriam utilizar o controle biológico, mas se viam impedidos de utilizá-lo, devido ao elevado preço dos produtos comerciais.

Sempre em consonância com os produtores rurais e possuindo em seu DNA os genes da Agricultura Sustentável, a Agrobiológica Soluções Naturais® apresentou aos brasileiros a Tecnologia Multibacter®. Tecnologia esta que permite aos produtores multiplicarem, na propriedade rural, as bactérias de interesse agrícola a baixo custo. Atualmente, o controle biológico de enfermidades em plantas não é mais uma utopia, é uma realidade. O mercado de biológicos cresce em um ritmo acelerado. No ano de 2018, as vendas de defensivos biológicos cresceram 77%. O crescimento vertiginoso é devido a alta eficiência do controle biológico aliado ao baixo custo, proporcionado pela Tecnologia Multibacter®.

Hélvio Ferraz
Dr. Bacteriologia de Plantas

27/11/2019

Ganhe 10%
Preencha o formulário abaixo para ganhar !